DOCENTES



JUCÉLIA FÁTIMA DA SILVA GÜTHS
Graduada em Fisioterapia pela Universidade Luterana do Brasil – Campus Canoas (2001). Especialista em Saúde Coletiva pela ULBRA/Canoas (2006). Mestranda em Saúde Coletiva no Ciclo Vital – Saúde do Idoso na ULBRA/Canoas. Possui experiência em Fisioterapia Comunitária e Pesquisa com Idosos. Atualmente coordena o Curso de Fisioterapia da ULBRA Torres desde 2006. É a responsável técnica pela Clinica Escola de Fisioterapia da ULBRA. Ministra as disciplinas de Introdução e Prática Fisioterapêutica I, Fisioterapia Comunitária I e II, Supervisão de Estágios e Orientação de TCCs na área da Saúde Coletiva.
E-mail: juceliaguths@bol.com.br

MARCELO BAPTISTA DÖHNERT
Graduado em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências da Saúde do Instituto Porto Alegre-IPA (1991). Especialista em Fisioterapia Esportiva pela SONAFE (2008) e COFFITO (2014). Especialista em Fisioterapia Traumato ortopédica pelo COFFITO (2012). Mestre em Saúde e Comportamento pela Universidade Católica de Pelotas (2006). Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) (2011). Sócio fundador da ABRAFITO (Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato Ortopédica). Membro do Comitê de Cabeça e Coluna Vertebral da ABRAFITO Fisioterapeuta técnico-científico da Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Professor adjunto do curso de fisioterapia da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), campus Torres, nas disciplinas de Fisioterapia Desportiva, Fisioterapia Traumato ortopédica Funcional (I, II e III), Termoeletrofototerapia, Trabalho de Conclusão de Curso e Imaginologia. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Reabilitação Esportiva e Traumato Ortopédica (GEPRETO). Revisor dos periódicos British Journal of Medicine and Medical Research, Journal of Scientific Research and Reports, Conversas Interdisciplinares e UNOPAR Científica Ciências Biológicas e da Saúde. Tem experiência na área de Saúde Pública e Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia e Esportiva, atuando principalmente nos seguintes temas: coluna, postura, reabilitação em lesões articulares, esporte

TIAGO SEBASTIÁ PAVÃO
Graduado em Fisioterapia pela IPA (2002), formação em Watsu W. Center Brasil (2005), especialização em Acupuntura CBES (2008) e mestrado em Geriatria e Gerontologia PUCRS (2008). Possui experiência em Fisioterapia Neurofuncional, Ambulatorial, Aquática, e em Medicina Tradicional Chinesa. Atualmente  ministra as disciplinas de Fisioterapia Neurofuncional ll (junto ao professor Leandro Giacometti), Traumato-Ortopedia ll e lll (junto ao professor Marcelo Dohnert), Cinesioterapia e Fisioterapia Aquática (junto a professora Joice Policastro), Estágio em Fisioterapia Ambulatorial e Estágio em Fisioterapia Comunitária,  no Curso de Fisioterapia ULBRA/Torres.
E-mail: tiagospavao@hotmail.com

RODRIGO BOFF DAITX

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra 2010). Mestre em ciências da saúde pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL 2015). Pós-graduado em docência do ensino superior (UNIASSELVI 2015). Atualmente professor do Curso de Fisioterapia ULBRA Torres nas disciplinas de cinesiologia e biomecânica, semiologia fisioterapêutica, anatomia neuromuscular e supervisão de estágio. Tem experiência na área de fisioterapia, especialista em acupuntura e com ênfase em quiropraxia. Participante do grupo de pesquisa em traumato-ortopedia da universidade luterana do brasil ulbra-torres (gepreto).



ELENISE FESTINALLI
Graduada em Fisioterapia pela ULBRA/Torres (2010), especialização em Acupuntura ULBRA/Torres (2012). Possui experiência em Fisioterapia Neurológica e Pneumofuncional. Fisioterapeuta no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes-Torres desde 2011. Atualmente, ministra as disciplinas de Fisioterapia Neurofuncional III (junto à professora Fernanda Luisi), Introdução e Prática Fisioterapêutica II e Estágio em Fisioterapia Ambulatorial no Curso de Fisioterapia ULBRA/Torres. É responsável pelo projeto de extensão: REBNEURO (Reabilitação Fisioterapêutica Neurofuncional) na ULBRA/Torres.





VERÔNICA FARIAS DE VARGAS
Graduada em Fisioterapia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010), pós-graduada em Fisioterapia Cardiorrespiratória na Fundação Universitária de Cardiologia do Instituto de Cardiologia (2012) e pós-graduada em Residência Multiprofissional Integrada em Saúde, com ênfase em Intensivismo pela ISCMPA/UFCSPA (2014). É especialista em Terapia Intensiva Adulto pela ASSOBRAFIR (2015) e atualmente faz mestrado em Ciências da Reabilitação na UFCSPA. É responsável técnica do Serviço de Fisioterapia no Hospital Tramandaí (FHGV), desde 2014 e ministra as disciplinas de Pneumologia Funcional I e II, Reabilitação Cardiorrespiratória, Estágio em Fisioterapia Ambulatorial e Estágio em Fisioterapia Hospitalar no Curso de Fisioterapia ULBRA/Torres. É responsável pela orientação de TCCs nas áreas de Pneumologia e Cardiorespiratória e pelo projeto de extensão GOCA (Grupo de Orientações e Cuidados após a Alta hospitalar) no HT.